
LGPD - 4 dicas para o Agência e o Profissional de Marketing
A criatividade é uma das marcas registradas do profissional de marketing, que é um dos responsáveis para que os serviços e produtos da empresa sejam apresentados de forma mais atraente para seus prospects e leads.
Certamente, se você trabalha com marketing, seja digital ou não, você sabe que sua base de dados de leads pode ser considerado como principal tesouro! Afinal, é como dizem: “dados são o novo petróleo”.
Responda as perguntas (mesmo que mentalmente) sobre a sua base de Leads.
Como o Lead entrou em sua base?
Você tem como provar que houve consentimento deles para que os dados sejam tratados?
Se ele entrou na sua base com um formulário para baixar um ebook, ele foi informado sobre o que você faria com esses dados e por quanto tempo ficarão em sua base?
Se você não sabe responder ou resposta for negativa para uma ou mais opções, temos uma notícia para você!
Com a vigência da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) você PRECISARÁ rever alguns processos internos, especialmente quanto a forma que você capturou ou captura os dados dos seus Leads e Prospects.
O tema é extenso, mas a ideia é trazer dicas práticas para você começar a pensar na sua adequação, pois, isso certamente será um diferencial para o seu negócio, além de evitar multas e ações judiciais.
Saiba que para captar ou manter dados pessoais (nome - email - whatsapp) do seu Lead, você precisa de uma base legal. São 10 bases! Para o Marketing, as mais usadas são o Consentimento e o Legítimo Interesse.
Vamos falar sobre o consentimento:
-O Lead precisa conhecer a finalidade específica para qual ele está informando seus dados;
- Por quanto tempo os dados dele permanecerão na base;
- Quem é o responsável pela guarda dos dados e se serão compartilhados com terceiros:
- Prever os direitos dos titulares dos dados, etc.
Como o assunto no momento é o Consentimento, seguem abaixo 4 dicas práticas para começar um projeto de adequação da sua base de Leads e Prospects:
1 - Adequar sua landing page de captura! O Lead NECESSITA saber de forma clara sobre a FINALIDADE do que você irá fazer com os dados dele. Ou seja, precisa ser transparente com a FINALIDADE, e prever opções em separada para as autorizações, ou seja, autoriza o e-mail marketing de conteúdo? para o recebimento de campanhas? autoriza o cadastro na base? etc.
É preciso ter como comprovar que ele aceitou e estava ciente!
2 - Não deixe as caixas de seleção de consentimento pré marcadas, ou seja, a manifestação quanto a concessão do consentimento deve partir do cliente com linguagem clara e de fácil compreensão.
3 - Mantenha o registro do consentimento exatamente na forma em que os titulares dos dados foram informados para futuras comprovações.
4 - Faça um levantamento da sua base e REVISE os pontos acima, renove o consentimento, preveja a possibilidade de uma fácil revogação do consentimento e crie uma resposta aos pedidos de revogação.
Use o próprio e-mail para este fim, e caso não haja resposta quanto a concessão do consentimento, o mais seguro é eliminar os dados!
Sim, é uma medida dura, mas, caso o Prospect receba algum e-mail sem que haja seu consentimento expresso, as consequências podem ser mais duras!
Pense nisso!
Se você é profissional de marketing e tiver alguma dúvida quanto a aplicação da LGPD em seu negócio, estamos à disposição para te ajudar e montar um plano de adequação, que consiste nos passos:
1 - Conscientização da empresa e do time
2 - Mapeamento dos dados (data mapping)
3 - Gap Analysis (diagnósticos pelo grau dos riscos)
4 - Planejamento da implementação (revisão e elaboração de documentos)
5 - Monitoramento de cumprimento
6 - DPO As a service
Crialesse e Garcia Advogados pode te ajudar a entender esse e outros pontos, além disso, conseguimos te oferecer consultoria em proteção de dados trazendo segurança e validação para seus processos!
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